Na hora de procurar um imóvel, as pessoas costumam priorizar diferentes fatores essenciais que podem influenciar na escolha, de acordo com as suas necessidades pessoais, como o tamanho, a localização, a segurança ou a infraestrutura do ativo. Mas você já sabe como o valor de um imóvel é, de fato, determinado?
Apesar da crença que a valorização de imóveis é constante, o preço desses ativos também pode sofrer queda ou ascensão. Isso porque são estabelecidos pelo mercado, e dependem tanto de fatores específicos como das condições do entorno.
Quando um prédio é localizado próximo a serviços essenciais, como supermercados, hospitais, farmácias, bancos e paradas de ônibus, ele torna-se automaticamente valorizado, mesmo que a infraestrutura do edifício em questão não apresente tantas vantagens.
Estudos de mercado estimam que apenas a localização do ativo pode chegar a ter um peso de 20% no valor total do imóvel, tornando-se um dos elementos mais decisivo na hora de estabelecer um preço.
Por outro lado, segurança chega a ser na maior parte dos casos o segundo fator mais valorizado, tendo, em média, um peso de 15% do valor total.
Quanto mais seguro é o bairro em que o prédio está localizado, mais valoriza-se o imóvel. No quesito segurança também é inclui-se o quão seguro é o prédio em si, ou seja, a utilização de porteiros, funcionamento de portões automáticos, os elevadores automatizados, planejamento contra incêndios, etc.
Também alguns fatores externos podem influenciar na valorização do ativo, como a oferta e demanda por imóveis de uma determinada região; a criação ou destruição de infraestrutura no entorno; as taxas de juros de financiamento de imóveis; ou o aumento da população local. Tudo isso tem um peso variável no valor final, e depende das características de cada entorno local em um momento determinado.
Por fim, também influenciam no valor do imóvel as características do mesmo, assim como todos os recursos que o condomínio oferece (piscina, salão de festas, parquinhos, ou vagas na garagem, por exemplo). Geralmente nesse quesito são avaliados, além do tamanho, fatores como varanda, vista, e o andar em que se encontra.
Você tem interesse neste assunto? Fale com os nossos especialistas para mais informações!